Mandioca
A raiz preferida dos brasileiros
Eliane Ogata
3/21/20243 min ler


A mandioca é uma raíz muito consumida pelos brasileiros durante o ano todo, mas em junho ganha destaque nas mesas das festas juninas, podendo ser encontrada em bolos, tapiocas, pães, sopas, entre outras preparações.
Origem
A mandioca foi cultivada por várias nações indígenas da América Latina que consumiam suas raízes, tendo sido exportada para outros cantos do planeta, principalmente para a África, onde constitui, em muitos casos, a base da dieta alimentar. No Brasil, o hábito de cultivo e consumo da raíz continua forte.
Variedades
Existem diversas variedades da planta, que se dividem em mandioca-doce e mandioca-brava (ou mandioca amarga), de acordo com a presença de ácido cianídrico (que é venenoso se não for destruído pelo calor do cozimento ou do sol). Usa-se o nome aipim (ou macaxeira) para se designar a mandioca-doce.
Propriedades nutricionais
Em entrevista a Eliane Ogata, a nutricionista Rafaela Isis Reis Allevato, coordenadora do serviço de nutrição do Hospital San Paolo, fala sobre as propriedades da mandioca e ensina duas receitas com a raíz, confira:
Eliane Ogata – Quais são os nutrientes encontrados na mandioca?
Rafaela Isis: A mandioca é uma raiz aonde seu principal nutriente é o carboidrato, possui também vitaminas do complexo B além de minerais como o cálcio e fósforo. Não contém glúten o que faz com que os celíacos possam consumir livremente.
Eliane Ogata – Quais são os benefícios para a saúde?
Rafaela Isis: O carboidrato presente da mandioca serve como fonte energética, pois vira glicose que é a fonte de energia utilizada pelo cérebro e demais células do nosso corpo. Os atletas também podem se beneficiar dessa fonte de energia, pois o carboidrato da mandioca é constituído de amilopectina e amilose, o que torna um carboidrato de fácil digestão o que não causa a sensação de má digestão. O fósforo é um mineral que ajuda a combater o cansaço e a fadiga. O cálcio é o principal nutriente para constituir ossos e dentes.
Eliane Ogata -Existem diversas formas de consumi-lo. Quais são as mais indicadas para aproveitar bem os nutrientes?
Rafaela Isis: Cozida no vapor principalmente, mais a farinha de mandioca preserva também seus nutrientes a única forma que se deve evitar é fritá-la.
Eliane Ogata – A raíz é calórica? Quanto há em uma porção de 100 gramas, por exemplo?
Rafaela Isis: Sim, muito calórica, porém, não tem quase gordura e também baixa quantidade de proteína, 100 g de mandioca possuem aproximadamente 130 calorias e 30 gramas de carboidratos.
Eliane Ogata -Na hora da compra, como ter certeza de que a mandioca está bom para o consumo?
Rafaela Isis: O segredo está na casca, se a casca fura com facilidade, esse é o momento certo de compra.
Eliane Ogata – Quais pratos pode utilizar a mandioca?
Rafaela Isis: Podemos usar em diversas preparações, purês, escondidinhos, cozida, tapioca, em bolos, sopas e frita. Devemos evitar apenas consumi-la frita e junto a outras fontes de carboidrato como batata, abóbora, mandioquinha e etc. Hoje em dia existe até pão de mandioca que é mais macio que o tradicional.
Receitas:
Bolo de Mandioca
Ingredientes
3 xícaras (chá) de mandioca crua ralada
3 ovos
3 gotas de essência de baunilha
1 e ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Modo de Preparo:
1- Esprema a mandioca com as mãos até sair todo o líquido em seguida coloque todos os ingredientes no liquidificador deixando o fermento por último, e bata até obter uma massa lisa e homogênea. Coloque para assar em uma forma untada e asse por 30 a 35 minutos.
Sopa de mandioca
Ingredientes
1 kg de mandioca (aipim) cozida e cortada em pedaços
1 cebola grande picada
2 tomates vermelhos picados
2 folhas de louro
Sal a gosto
Pimenta vermelha ou molho de pimenta
Salsa e cebolinha verde picada
Modo de Preparo:
1- Comece lavando as mandiocas e descascando. Corte em pedaços que tenha aproximadamente dez centímetros. Em uma panela grande coloque a mandioca picada com sal e cubra com água. Leve para o fogo e deixe cozinhar até ela ficar mole. Reserve a água.
2- Retire as nervuras da mandioca e bata-as no liquidificador com a pimenta e um pouco da água. Adicione a cebola e o tomate previamente refogados, o louro e a pimenta e corrija o tempero. Desligue o fogo e reserve. Polvilhe a salsa e a cebolinha e sirva em seguida.
Obs: Caso prefira, pode adicionar linguiça, paios fritos e queijo ralado.
Você adora cozinhar e experimentar novos sabores?
🍳✨ Quer ganhar alimentos deliciosos em troca de suas opiniões honestas?
Então, este anúncio é para você! Junte-se a nós e faça parte de uma comunidade exclusiva de entusiastas da culinária que são pagos para experimentar e avaliar produtos alimentícios de marcas incríveis.
🔥🍽️ Clique na imagem ao lado e cadastre-se agora para não perder essa oportunidade!